I Intercâmbio Comunitário em Carcinicultura do Maranhão PDF Imprimir E-mail
Seg, 12 de Agosto de 2013 10:54

A ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DE CAMARÃO DE ICAPUÍ – ACCI, Recebeu em sua sede no Município de Icapuí/Ce no dia 31 de julho, uma comitiva do governo do maranhão com o objetivo de conhecer o modelo social e coletivo que é único em todo Brasil, pelo qual se configura como uma experiência exitosa de sucesso como um projeto de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

 

O governo Maranhense elaborou o Plano de Desenvolvimento de Carcinicultura do Maranhão, e deu início aos trabalhos em Maio deste ano. Para levar a cabo essa tarefa, contratou uma equipe de consultores que no momento, está realizando as primeiras ações de identificação/confirmação das condições prevalecentes no Estado, principalmente no que se refere às áreas propícias para o cultivo do camarão, as condições institucionais reinantes e os instrumentos que deverão ser mobilizados para configurar o Plano.

 

Um dos aspectos previstos no Plano é o relativo à inclusão social produtiva, de especial interesse do Governo Maranhense, com a participação do pequeno produtor. O envolvimento desses produtores pequenos no processo de elaboração do Plano se reveste de especial importância para assegurar sua futura participação organizada nos projetos de investimento.

 

 

Dentro do contexto precedente, a Secretaria da Pesca e Aquicultura do Maranhão, que dá suporte institucional às atividades de nossa equipe técnica, organizou, em coordenação com a ABCC, uma excursão ao Ceará e ao Rio Grande do Norte, que contará com a presença do Secretário de Estado da Pesca e Aquicultura do MA, Prefeitos e Sec. Municipais de Pesca e Aquicultura, Representantes dos Legislativos Municipais, Assessores do segundo escalão do Governo do MA, pescadores artesanais, líderes comunitários, pequenos agricultores e a coordenação do convênio nas partes técnica, administrativa e financeira, o engenheiro de pesca Marcelo Gurgel Borba pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE CAMARÃO - ABCC, com o objetivo de expor o grupo à realidade da carcinicultura com seus efeitos sociais e econômicos.  

 

O grupo deverá ter a oportunidade de visitar vários empreendimentos de sucesso do Ceará e Rio Grande do Norte, dentre os quais incluímos a CELM, a Potiporã, a Aquarium/Futura, a Associação dos Criadores de Camarão de Icapuí-ACCI e a Fazenda Amaral & Amaral, em Jaguaruana.

 

O resultado deste importante encontro proporcionou a possibilidade de um intercâmbio entre a ACCI e o governo do Maranhão no sentido de contribuirmos para que o nosso modelo comunitário e coletivo possa vir a ser implantado em comunidades, neste importante projeto de desenvolvimento da carcinicultura maranhense.